Leilão de Imóveis: 10 perguntas e respostas para ler antes de arrematar!

01. Como funciona um leilão de imóveis?

No dia escolhido, a empresa de leilão responsável abre o auditório de cada bem, um por um, para que ocorra a disputa de lances. Como de costume, o leiloeiro só passa para o próximo imóvel quando o anterior for arrematado ou encerrado. Os detalhes de cada bem ficam expostos na página em que ocorre o leilão de imóveis.

Quando o auditório abre, aparece “AO VIVO”, e os participantes conseguem acompanhar o imóvel que está sendo leiloado naquele momento. Ainda assim, no leilão online, todos os bens ficam disponíveis e abertos para receber lances antecipados. Essa é uma das facilidades dessa modalidade.

A disputa de lances, porém, ocorre somente quando o auditório abre. Se o participante quiser, ele pode agendar uma visita à propriedade, e assim arrematar com mais confiança.

02. Qual é a diferença entre leilão online e presencial?

Apesar de suas particularidades, o leilão online de imóveis segue a mesma dinâmica do leilão presencial. A diferença principal é que o evento acontece em ambiente digital, normalmente uma plataforma online, ao invés de um espaço físico.

03. Quem pode comprar imóveis em leilão?

Qualquer pessoa interessada pode participar de um leilão de imóveis, seja para vender ou arrematar um bem. Isso inclui empresários, empreendedores, advogados, administradores, fazendeiros, criadores de animais, produtores rurais, entre outros.

A lei determina, contudo, algumas exceções. Desta forma, não podem arrematar no leilão:

  • Tutores
  • Curadores
  • Testamenteiros
  • Administradores
  • Síndicos
  • Liquidantes
  • Juiz responsável
  • Membros do Ministério Público
  • Membros da Defensoria Pública
  • Escrivão responsável
  • Auxiliares da Justiça
  • Servidores em geral

04. Para comprar em leilão é preciso estar presente?

Quando o leilão de imóveis é online os lances são dados à distância. Inclusive, as pessoas podem participar de qualquer canto do mundo, contanto que tenham sinal de internet e estejam habilitadas para acessar a plataforma.

Se mesmo assim, porém, o arrematante não puder participar no dia do evento, é possível nomear legalmente um advogado para representá-lo.

05. Quais tipos de imóveis é possível arrematar?

Nos leilões de imóveis da GSP Leilões, uma empresa do Grupo Crédito, você encontra casas, apartamentos, fazendas, terrenos e lotes de propriedades de alto padrão. Todos dispostos em regiões estratégicas, com infraestrutura completa e excelente acabamento.

Os leilões de imóveis online acontecem a cada 15 dias.

06. Quem arremata o imóvel é responsável por suas dívidas?

Geralmente sim, uma vez que o imóvel foi para leilão com dívidas de IPTU, condomínio e etc. O ideal é avaliar os valores devidos, antes de decidir arrematar o bem.

07. Quais são os custos e como deve ser feito o pagamento de um imóvel em leilão? 

O arrematante precisa pagar uma comissão de 5% ao leiloeiro. Além disso, tem 1% de taxas judiciárias e 0,25% de ISS. Por fim, há os custos comuns com transferência em transações imobiliárias.

Depois que o bem é arrematado, o comprador deve realizar o pagamento logo após o término do evento, via depósito judicial ou conforme a preferência do leiloeiro.

08. É possível financiar imóvel de leilão? 

Quem determina a modalidade de pagamento é o vendedor. Normalmente, quando o responsável pelo evento é um banco, fica mais fácil conseguir crédito imobiliário e financiar o imóvel.

09. Comprar em leilão de imóveis online é seguro?

O leilão online facilita o chamado “golpe do leilão falso”, por isso algumas pessoas deixam de aproveitar os benefícios que a modalidade oferece. Mas existem muitas empresas sérias no setor, idôneas e com anos de prática, como é o caso da GSP Leilões.

Fundador do GRUPO CRÉDITO e da GSP Leilões, o Sr. Fernando Caetano Moreira, leiloeiro oficial do Estado de São Paulo é quem comanda os leilões. Com mais de 20 anos de experiência e diversas especializações na área, oferece consultoria em gestão de patrimônios.

A GSP Leilões dispõe de uma equipe com alta capacidade técnica em diferentes áreas. Com isso, garante um atendimento completo e de alto nível, que inclui a remoção, avaliação, guarda, divulgação e venda de bens em leilão de imóveis e outras modalidades.

O segredo para pagar menos e com segurança, portanto, é escolher a empresa certa!

10. Qual é a diferença entre leilão judicial e extrajudicial?

Na modalidade judicial, bens legalmente apreendidos ou penhorados vão à venda pública, e a arrecadação é usada para liquidar dívidas. Já no leilão extrajudicial, não há envolvimento judicial. O proprietário, por iniciativa particular, coloca o bem para leilão, com o intuito de realizar a venda.

Ficou interessado/a e quer saber mais sobre leilão de imóveis?

Entre em contato com a GSP Leilões e tire suas dúvidas ????

Fernando Caetano Moreira - Leiloeiro Oficial | JUCESP - 1156  ????(11) 97553-2127  gspleiloes@gspleiloes.com.br  www.gspleiloes.com.br